Páginas

7 de maio de 2016

Casa de Bambu - Blooming Bamboo Home

Vietnã, tem um clima muito variado com fenômenos naturais de muita intensidade. Entre eles, tempestades, inundações, deslizamentos de terra e secas, que todos os anos atingem centenas de pessoas, deixando-as sem suas casas
Uma solução criada foi a casa BB, Blooming Bamboo, projetada para resistir a inundações de até 1,5 metros acima do solo.
O escritório no Vietnã, Studio H&P Architects, criadores do projeto, realizaram essa casa protótipo de bambu com resistente estrutura, mista de canaleta de bambu, painéis de fibras e folhas de coqueiro para paredes, piso e cobertura.

Elevada sobre palafitas, a casa é acessada usando escadas de madeira que levam a pequenas plataformas em torno do perímetro. A área abaixo pode ser usado para manter plantas e animais, mas que permitem a passagem da água no caso de uma inundação .

As paredes com aberturas laterais para ventilação, dão iluminação natural à construção. As secções do telhado pode ser mantida aberta ou completamente fechada de acordo com o clima. Conta com andar principal, área de convívio, e ainda o sótão com acesso por escada.
Fachada suspensa com secções de bambu podem ser preenchidos com as plantas para criar um jardim vertical na fachada. À noite, a iluminação interior brilha através das aberturas nas paredes fazendo um bonito jogo de luzes de dentro para fora.

A princípio foi projetado como uma casa, mas também poderia ser usado como uma sala de aula de escola, hospital ou centro comunitário.

A partir do módulo de bambu cada casa é simplesmente montados com parafusos, de ligação e de suspensão. Esta Arquitetura Monolítica é forte o suficiente para sofrer fenômenos como enchentes 1,5 m de altura e atualmente, a H & P Architects está experimentando o modelo capaz de sofrer inundações de 3,00m de altura. 

A cobertura da casa pode ser concluída de acordo com o seu clima local e materiais regionais, a fim de criar a Arquitetura Vernacular. Os usuários podem construir a casa por si só em 25 dias e adaptada-las para atender variados climas e locais. Além disso, pode ser produzido em massa com módulos e o custo total da casa é de cerca de 2.500 dólares. Portanto, a casa tem condições de ser adequada as condições climáticas mais graves e ajudá-los a controlar as atividades climáticas no futuro, também contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento ecológico.























Fonte:
Vietnamese Studio H&P Architects
Gizmag.com
Deezen.com
Fotografia:
Doan Thanh Ha












Nenhum comentário:

Postar um comentário