Páginas

28 de maio de 2012

Projeto Container na arquitetura

Hoje está super em alta publicações sobre a utilização do container na construção civil, que cresce mundialmente como um novo conceito de arquitetura sustentável.

No início quando ouvi sobre container, ou contêiner, como projeto me veio em mente um jogo de "Lego", encaixes de caixas metálicas, algo distante de ser chamado de artístico, lembrei também dos barracões de obra da época de estagiária, áreas frias, fechadas e sem graça, mas quando comecei a pesquisar o que estavam fazendo por aí encontrei grandes surpresas. 
Criar a partir de uma caixa metálica, transformando um espaço com medidas pré-definidas em uma área de conforto, iluminação, amplitude e muito verde é o máximo, e pelo mundo a fora, e a tempo, inúmeros projeto já vem aproveitando o container, que tem uma construção de rápida montagem, economia, além do valor da reciclagem e da sustentabilidade. São encontrados exemplos de criações de casas e prédios residenciais utilizando vários container, e projetos comerciais a partir de um quiosque, execução de loja e até Shopping.

O Povo brasileiro ainda têm muito preconceito quando se fala em reutilizar e muito receio de gastar quando se fala em sustentabilidade, ainda vai demorar um pouco para se adotar a sustentabilidade como uma necessidade, mas as iniciativas estão por toda parte e no caso do container alguns arquitetos brasileiros já estão executando ótimos projetos transformando esta caixa metálica em belos exemplares de arquitetura. 
Selecionei alguns para dividir com vocês, que são super interessantes.
Projeto da empresa Numen development no Texas;






Projeto de arquiteto americano, não encontrei o autor, com linda decoração em tons pasteis;







Projeto do arquiteto paulista Danilo Corbas;




                 
                               

Projeto apresentado na Expo "Container Architektur 2011" na Alemanha, que promove o desenvolvimento sustentável;


Container ecology Store, franquia gaúcha nas principais capitais brasileiras usa o conceito do container;



Loja Starbucks em Tukwila, Washington, conceito idealizado pelo arquiteto Tony Gale;




Shopping BoxPark em Londres com 60 lojas em containers;

                                


 Casa container em San Antonio, Texas, com telhado verde;


Projeto utilizando container e pallets.


Fica aqui a idéia, beijos.                                
 
Fonte: ciclovivo.com.br, Fotos Chis Cooper, Fotos Projeto Danilo Corbas de Plinio dondon, Lojascontainer.com.br e google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário