Páginas

9 de dezembro de 2011

Telhado Verde

Olá pessoal, bom dia, quando o assunto é verde, minha paixão pelo paisagismo aflora!


Telhado verde, cobertura verde ou jardim suspenso, é nome dado a cobertura vegetal que pode ser instalada em lajes ou telhados. Isso em telhados convencionais, telha cerâmica, fibrocimento.. sendo possível fazer com grama ou plantas.


A Alemanha hoje é um exemplo de sustentabilidade, e é estimado que mais de 5% dos edifícios residenciais e comerciais, têm telhado verde.


É extremamente eficiente, pela capacidade de reter água da chuva, melhorar as propriedades de isolamento térmico e economizar energia. 
Prolonga a vida útil do telhado, reduz as temperaturas do ar ambiente, interno e externo, atenua a fixação de poeira e partículas em suspensão, além de fornecer o habitat natural para as aves, abelhas e borboletas, com inclusão social, quando projetado para interação do homem e a natureza. 
Pesquisas mostram que os telhados verdes podem reduzir os custos de energia em metade, no verão e 25 por cento no Inverno.


Os beneficios são diversos, conforme a empresa ecotelhado, pioneiros nos projetos de telhados verdes no RS, com os problemas de aquecimento global cada vez mais evidentes, o telhado ecológico surge como uma forma eficaz de devolver áreas verdes e auxiliar o controle de temperatura nas grandes cidades.


Divididos em duas categorias, intensivos e extensivos, o primeiro consiste de um solo ou substrato com a espessura capaz de suportar o crescimento de raízes de árvores e arbustos maiores, e o segundo um sistemas leve, com uma camada fina de solo ou substrato. Claro que antes de qualquer instalação de um telhado verde, é necessário realizar uma análise estrutural do sistema de armação do telhado, ou laje, para garantir que pode suportar a carga extra.

Abaixo fotos que tirei de uma padaria em Nova Petrópolis, a caminho de gramado, as flores no telhado dão um ar romantico à arquitetura.



Outros exemplos brasileiros:










E alguns exemplares no mundo:







Fonte/Fotos:
http://www.ecotelhado.com.br
http://www.mnn.com (mother nature network)
http://cultivarbiodiversidade.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário