Páginas

6 de dezembro de 2011

O que é sustentabilidade?


Nunca se ouviu falar tanto nessa palavra ultimamente: Sustentabilidade. 
Mas afinal de conta o que significa? 
Segundo a Wikipédia: O conceito de Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.


Se eu fosse resumir o conceito em uma palavra, eu escolheria a palavra "continuidade".


O principio é um só, o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não comprometendo a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo
  • culturalmente diverso
A palavra Sustentabilidade cresce. É o vocabulário politicamente correto das empresas, dos meios de comunicação, organizações, políticas públicas, mas o combate as causas da insustetabilidade parece não avançar no mesmo ritmo. 
Países tem como principal alvo o crescimento econômico, traduzido como crescimento da produção, quer dizer, como crescimento (não sustentável) da exploração de recursos naturais. Mas não vamos falar de política economia...rs.


Pode parecer um conceito difícil de ser implementado, e em muitos casos, economicamente inviável, mas existem exemplos de idéias que na prática revelou-se economicamente viável, e com resultados incríveis. E pretendo mostrar vários aqui!
E que isso tudo pode significar na prática?
A utilização dos recursos do planeta(naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e a humanidade, e toda a biosfera que dele dependem para existir. 


Portanto, podemos aplicar a sustentabilidade ambiental na arquitetura, na construção civil, ou no paisagismo?
Claro que sim! O projeto por mais simples que seja, deve ser pensado de forma favorável à natureza, e enquadrado no conceito de sustentabilidade. 


Assim de uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade em um projeto pode fazer "a diferença", mesmo com a presença da mão humana interferindo na natureza.
Então vamos a "continuidade"!





Dados pesquisados na wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário