Páginas

7 de dezembro de 2011

Aproveitamento da Luz natural


Olá pessoal! 
Aproveitar a luz natural não é apenas uma opção mais saudável, como mais rentável também.


O que não significa, simplesmente, abrir as janelas e deixar a luz entrar!
O máximo de luz natural deve ser aproveitado sem que isso crie ofuscamento ou eleve a temperatura do ambiente. 


Um bom projeto, aproveitando o direcionamento do sol, utilizando a luz natural com consciência, tem conseqüência direta na redução do consumo de energia. 
Primeiro implicando na diminuição do consumo de luz artificial, e segundo o controle sobre os ganhos de calor gerados, tanto pela luz do sol, quanto pela iluminação artificial, na diminuição do uso do ar-condicionado.
Estima-se que a iluminação seja responsável por uma parcela de 10% e 20% do consumo de energia do lar. 


Hoje é mais que tendência, construções com fechamentos em vidro, grandes vãos de esquadrias, transparências, pérgulas de vidro, interligações entre cômodos, interligações entre interior e exterior com grande aproveitamento da luz natural. 
No Brasil dispomos de sol o ano inteiro e para proteção do calor excessivo, pé direito alto, ventilação cruzada são ótimas opções que o profissional arquiteto saberá tratar no projeto.


Mas o primordial no projeto ainda é o bem estar gerado pela iluminação. A luz interfere na produtividade, na capacidade de concentração, na sensação de conforto e na qualidade de vida das pessoas.


Portanto para se fazer um bom projeto de iluminação de forma que ela fique esteticamente agradável, com redução de econômica e atendendo às necessidades de seus usuários é necessário muito mais do que apenas distribuir luz. 
É preciso que a luz esteja em harmonia com a ambiente e cumpra sua função oferecendo conforto visual.


Abaixo alguns exemplos maravilhosos da utilização da iluminação natural:















Fonte/fotos: www.forumdaconstrucao.com.br, Casa vogue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário